Users: 197
Os elementos da equipa da MHD juntaram-se para escolher os melhores filmes de animação da Disney. Estes foram os resultados da nossa votação.
Foi em 2019 a última vez que a nossa equipa fez um ranking dos melhores filmes da Disney. Será que houve muitas mudanças? A votação foi feita com a ajuda do site Slido, onde os nossos colaboradores votaram nos melhores filmes da Pixar e Disney. Depois foi feita a separação dos filmes feitos pela Disney.
30 – CHICKEN LITTLE (2005)
Começamos com esta animação de 2005, “Chicken Little”,que foi o primeiro filme completamente feito com imagens feitas por computador da Disney. A animação foi realizada por Mark Dindal com um argumento inspirado na fábula europeia “Henny Penny”.
O enredo segue um pequeno pinto que causa pânico na cidade ao achar que o céu está a cair, acabando por ser ridicularizado. Este pinto vai querer melhorar a sua reputação.
O elenco da versão original contou com as vozes de Zach Braff (“Uma Boa Pessoa”), Joan Cusack (“Toy Story 2”), Dan Molina, Steve Zahn (“Planeta dos Macacos: A Guerra”), Gary Marshall (“Diário de uma Princesa”), Amy Sedaris (“Elf – O Falso Duende”), Don Knotts, Catherine O’Hara (“Schitt’s Creek”), Mark Dindal (“Garfield: O Filme”), entre outros. Já a versão portuguesa contou com as vozes de Carlos Freixo, Tiago Aldeia, Miguel Melo, Carla García, Marcantonio Del Carlo, Pedro Pinto, entre outros.
29 – KIM POSSIBLE: A STITCH IN TIME (2004)
Este foi o primeiro filme a ser feito baseado na série do Disney Channel, “Kim Possible”. Foi realizado por Steve Loter, tendo uma mistura de animação tradicional e gerada por computadores.
Nesta animação continuamos a seguir as aventuras de Kim e Ron no começo de um novo ano letivo, até que Ron descobre que vai mudar-se para a Noruega. Enquanto isto os vilões vão roubar uma pequena estátua que é usada para viajar no tempo. Agora Kim vai ter que viajar no tempo para travar este roubo.
A versão original contou com as vozes de Christy Carlson Romano, Will Friedle, Nancy Cartwright (“The Simpsons”), Tahj Mowry, Nicole Sullivan, John DiMaggio, Tom Kane, Brian George, Raven-Symoné, entre muitos outros.
28 – CINDERELA (1950)
Esta animação surgiu numa altura em que a Walt Disney Productions estava em maus lençóis, em termos financeiros, muito devido à Segunda Guerra Mundial que assolava a Europa. Os agora clássicos “Pinóquio”, “Fantasia” e “Bambi” não tiveram uma boa receção nas bilheteiras. Com a estreia de “Cinderela” em 1950, a animação foi um sucesso na bilheteira e com a crítica.
O filme é baseado no conto de fadas de Charles Perrault com o mesmo nome, ou conhecido como “A Gata Borralheira”, seguindo a vida de uma jovem que fica órfã e é aproveitada pela sua madrasta e meias-irmãs. Só quando um baile real é anunciado, Cinderela é proibida de ir, só que consegue ir ao baile com uma ajudazinha da sua fada-madrinha.
A versão original contou com as vozes de Ilene Woods, Eleanor Audley, Verna Felton, Rhoda Williams, James MacDonald, Luis van Rooten, William Edward Phipps e Lucille Bliss. Enquanto a versão portuguesa contou com as vozes de Carmen Santos, Isabel Ribas, Sandra de Castro, Ângela Marques, Margarida Machado, Manuel Rebelo e Jorge Pinto.
27 – ENCANTO (2021)
“Encanto” é o 60º filme de animação da Disney que fugiu da sua tendência de representar princesas caucasianas, apresentando assim uma heroína autónoma que procura validação e amor que não está relacionado com uma relação romântica. O filme recebeu um Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação.
O enredo do filme segue uma família colombiana de várias gerações, os Madrigal, que possuem dons mágicos, à excepção de um membro, Mirabel. O problema é quando a magia começa a falhar e a família têm de perceber o que está a acontecer, já Mirabel vai fazer de tudo para salvar a família.
O elenco original contou com as vozes de Stephanie Beatriz, María Cecília Botero, Diane Guerrero, John Leguizamo, Jessica Darrow, Maluma, Wilmer Valderrama, entre outros. Já a versão portuguesa contou com as vozes de Carina Leitão, Custódia Gallego, Mariana Pacheco, Vânia Pereira, Heitor Lourenço, Mónica Garcez, entre outros.
26 – O LIVRO DA SELVA (1967)
Esta animação foi o último filme a ser produzido pelo próprio Walt Disney, que faleceu durante a produção. “O Livro da Selva” foi baseado no livro de Rudyard Kipling. No entanto, a primeira versão foi demasiado negra para a Disney que acabou por fazer alterações à história.
O filme segue uma criança órfã que foi criada por uma alcateia de lobos na selva da Índia e os seus amigos o tentam convencer a deixar a selva antes da chegada de um cruel tigre.
A versão original contou com as vozes de Bruce Reitherman, Phil Harris, Sebastian Cabot, Louis Prima, George Sanders, Sterling Holloway, J. Pat O’Malley, entre outros. Já a versão portuguesa contou com as vozes de José Castro, Paulo Oom, Pedro Gonçalves, Jorge Pinto, Jorge Vasques, Sergio Duarte, entre outros.
25 – PETER PAN (1953)
“Peter Pan” foi um filme baseado na peça de J. M. Barrie. Originalmente, a produção deste filme de animação começou em 1935 ao se comprar os direitos da Paramount Pictures, só que tudo parou depois dos ataques a Pearl Harbor e o filme ficou na gaveta. Este tornou-se no último filme produzido pela Disney a ser distribuído pela RKO Radio Pictures antes da Disney fundar a sua própria companhia de distribuição.
O enredo deste filme segue Wendy Darling e os seus irmãos que conhecem Peter Pan. Peter vai levá-los até à Terra do Nunca para nunca crescerem.
O elenco original contou com as vozes de Bobby Driscoll, Kathryn Beaumont, Hans Conried e Bill Thompson. Já a versão portuguesa contou com José Jorge Duarte, Sandra de Castro, Vitor Emanuel, Vítor Norte, Carlos Rodrigues, Gonçalo Sá e Custódia Gallego.
24 – PAPUÇA E DENTUÇA (1981)
“Papuça e Dentuça” foi a vigésima quarta longa-metragem de animação a sair da Disney. Embora tenham havido vários problemas durante a promoção, com uma facção mais velha e uma facção mais nova que estavam em desacordo com algumas cenas do filme, o filme foi, com tempo, recebendo boas críticas.
O enredo desta animação segue uma raposa órfã que é adotada por uma humana e criada como animal de estimação, que se torna amigo de um cachorro de caça. Estes dois não percebem porque é que têm de ser inimigos e vão lutar pela sua amizade.
O elenco original conta com as vozes de Mickey Rooney (“Uma Noite no Museu”), Kurt Russell (“Monarch: Legacy of Monsters”), Pearl Bailey, Jack Albertson, Sandy Duncan, Jeanette Nolan, Pat Buttram, Dick Bakalyan e Paul Winchell. Contudo, a versão portuguesa conta com as vozes de Afonso Maló, Igor Sampaio, Luísa Salgueiro, André Raimundo, Peter Michael, Isabel Ribas, Carlos Paulo, Bruno Ferreira, Sandra de Castro e Gonçalo Waddington.
23 – HÉRCULES (1983)
“Hércules” começou a ser desenvolvido em 1992 pelo o animador Joe Haidar com a ajuda de John Musker e Ron Clements, que serviram como realizadores. A história sofreu várias alterações contando com um argumento inspirado na cultura pop dos anos 90 e filmes ‘screwball comedy’ da era clássica de Hollywood, estes são um sub-género de filmes de comédias românticas.
O enredo é baseado vagamente na lenda do herói mitológico Heracles (versão grega) ou Hércules (versão romana) que é o filho de Zeus. Hércules vai ter que provar que é um herói de verdade para conseguir o seu lugar no Monte de Olimpo, contudo Hades vai fazer de tudo para que ele falhe.
O elenco original contou com as vozes de Tate Donovan (“Friends”), Danny DeVito, James Woods e Susan Egan. A versão portuguesa contou com as vozes de Carla de Sá, André Maia, António Marques, Fernando Luís, Luísa Salgueiro, Miguel Ângelo e Pedro Pinheiro.
22 – ALADDIN (1992)
“Aladdin” é uma animação que é baseada no conto popular arábico “Mil e Uma Noites”. O filme foi um enorme sucesso, tendo estado no primeiro lugar nas bilheteiras durante 1992, só sendo destronado por “O Rei Leão”. O filme recebeu dois Óscares e um Grammy com a música “A Whole New World”.
Esta animação conta a história de um jovem de rua que encontra uma lâmpada mágica que tem um génio lá dentro. Aladdin usou-a para impressionar o sultão para casar com a princesa.
O elenco original contou com as vozes de Scott Weinger, Robin Williams, Linda Larkin, Jonathan Freeman, Frank Welker, Gilbert Gottfried e Douglas Seale. Já a versão portuguesa contou com as vozes de Rui Oliveira, Joana Carvalho, Edgard Fernandes, Jorge Vasques e Victor Valente.
21 – ENTRELAÇADOS (2010)
“Entrelaçados” foi concebido pelo animador da Disney, Glen Keane, em 2001 passando uns seis anos em produção. Sendo que este é um dos filmes de animação mais caros a fazer de sempre. O filme foi muito bem recebido quando estreou e recebeu várias nomeações, incluindo uma de Melhor Canção Original dos Óscares.
O enredo desta animação conta a história de uma princesa perdida que tem cabelo mágico, quando alguém encontra a torre onde está escondida, Rapunzel é levada a ver o mundo que nunca conheceu.
O elenco original contou com as vozes de Mandy Moore (“This Is Us”), Zachary Levi (“Shazam!”) e Donna Murphy. Contudo, a versão portuguesa contém as vozes de Bárbara Lourenço, Rita Alagão, Henrique Feist e Pedro Caeiro.
20 – TARZAN (1999)
Esta animação foi a primeira grande adaptação da história “Tarzan of the Apes” de Edgar Rice Burroughs. A pré-produção desta animação começou em 1995 e até contou com Phil Collins como responsável pela banda sonora.
O enredo desta animação segue um órfão humano que foi adotado por gorilas. Depois de vários anos, um grupo de exploradores entrou na selva e mudou a vida de Tarzan.
O elenco original contém as vozes de Tony Goldwyn (“Oppenheimer”), Minnie Driver (“The Witcher: Blood Origin”), Glenn Close, Rosie O’Donnell, Brian Blessed, Lance Henriksen, Wayne Knight e Nigel Hawthorne. A versão portuguesa contou com as vozes de Natália Luiza, Pedro Pinheiro, Filipe Duarte, Carla de Sá e Rita Guerra.
19 – FROZEN – REINO DE GELO (2013)
“Frozen” é uma animação baseada no conto de fadas de Hans Christian Andersen, responsável pela original “A Pequena Sereia”, “The Snow Queen”. Na sua estreia, este filme foi um sucesso mundial, sendo considerado por alguns críticos como o melhor filme da Disney desde a Era do Renascimento e ganhou inúmeros prémios.
O elenco original contou com as vozes de Kristen Bell, Idina Menzel, Jonathan Groff e Josh Gad. Já a versão portuguesa contou com as vozes de Bárbara Lourenço, Bruno Ferreira, Maria Camões, Diogo Morgado, Paulo Vintém, Ana Encarnação e Henrique Feist.
18 – LILO & STITCH (2002)
“Lilo & Stitch” é baseado numa história criada por Chris Sanders, que também dá a sua voz e foi um dos realizadores do filme. O filme foi bem recebido que se tornou num dos destaques do pós Era do Renascimento da Disney. Um versão live-action está em desenvolvimento.
O enredo desta animação segue uma menina havaiana que é órfã, sendo criada pela sua irmã mais velha, e uma criatura extraterrestre que acaba por ser adotado pela menina.
Para além de Sanders, a versão original conta com as vozes de Daveigh Chase, Tia Carrere, David Ogden Stiers, Kevin McDonald, Ving Rhames, Jason Scott Lee e Kevin Michael Richardson. A versão portuguesa conta com as vozes de Carlos Freixo, Paula Fonseca, Filipa Maló Franco, Henrique Feist e João Lagarto.
17 – POCAHONTAS (1995)
“Pocahontas” foi o 33ª longa-metragem a ser produzida pela Disney, sendo o sexto filme a ser produzido e lançado na Era Renascentista do estúdio. Na sua estreia as reações foram mistas, em especial em relação às imprecisões históricas, contudo o filme recebeu dois Óscares nas categorias de música.
Este filme segue o encontro entre uma princesa nativa americana e os colonizadores britânicos que chegam ao Novo Mundo.
O elenco original contou com as vozes de Irene Bedard, Mel Gibson, David Ogden Stiers, Billy Connolly, Frank Welker, Christian Bale e Linda Hunt. Contudo, a versão portuguesa contou com as vozes de António Marques, Fernando Luís, Miguel Ângelo, Manuela Couto e Carlos Freixo.
16 – MULAN (1998)
“Mulan” foi um dos primeiros filmes a ser produzido no estúdio da Disney na Flórida onde vários supervisores foram para a China para se inspirarem na cultura. O filme foi bem recebido quanto à sua estreia, conseguindo várias nomeações para vários prémios e ganhou vários Annie Awards.
O filme é inspirado na lenda chinesa de Hua Mulan, uma filha de um general que se faz passar por um homem para tomar o lugar do seu pai.
BD Wong e Jackie Chan foram as principais vozes da versão original. A versão portuguesa conta com Carla de Sá, Carlos Vieira de Almeida, André Maia, Rui Paulo e Luís Mascarenhas.
15 – OS ARISTOGATOS (1970)
“Os Aristogatos” foi a última animação da Disney que teve o envolvimento do co-fundador da Walt Disney Productions, Roy O. Disney. O filme é baseado numa história criada por Tom McGowan e Tom Rowe. O filme foi um sucesso comercial e existe uma versão live-action em desenvolvimento, com Questlove como realizador.
O enredo desta animação segue um grupo de gatos aristocráticos e um gato de rua que os ajuda a regressar a casa depois do mordomo ter raptado os gatos.
A versão original inclui as vozes de Phil Harris, Eva Gabor, Hermione Baddeley, Dean Clark, Sterling Holloway, Scatman Crothers e Roddy Maude-Roxby. Já a versão portuguesa conta com as vozes de André Maia, Carlos Macedo, João Lagarto, Rui Paulo, Isabel Ribas, Pedro Pinheiro, Diogo Morgado, Joana Dinis e Elsa Galvão.
14 – A BELA ADORMECIDA (1959)
“A Bela Adormecida” é uma animação baseada no conto de fadas de Charles Perrault e que foi um dos filmes mais caros desenvolvidos pela Disney naquela altura. Na sua estreia, o filme não foi muito bem recebido nas bilheteiras e recebeu algumas críticas sobre o enredo e personagens. Existe um remake live-action desta história com “Maléfica”, com Angelina Jolie e Elle Fanning.
Esta animação segue a princesa Aurora que foi amaldiçoada por Maléfica ao picar o seu dedo numa roda de fiar. Ela é salva por três fadas e a sua maldição é alterada para que Aurora entre num sono profundo que só pode ser acordada por um beijo de um amor verdadeiro.
O elenco de vozes do filme original conta com Mary Costa, Bill Shirley, Eleanor Audley, Verna Felton, Barbara Luddy, Barbara Jo Allen, Taylor Holmes e Bill Thompson. Já a versão portuguesa conta com as vozes de Rita Alagão, Carla García, Leonor Alcácer, Carlos Freixo, Cucha Carvalheiro, Marcos Medeiros e Isabel Ribas.
13 – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (1951)
“Alice no País das Maravilhas” é uma animação baseada nos livros de Lewis Carroll. Nos anos 30, houve uma primeira tentativa de adaptação desta história, contudo foi descartado em favor de “Branca de Neve e os Sete Anões”. Esta versão seria uma mistura de animação e live-action, mas o próprio Walt Disney decidiu que seria melhor em animação.
Esta animação não teve a melhor estreia mas com o tempo acabou por ser bem recebido.
O enredo desta animação segue a pequena Alice que vai parar ao País das Maravilhas, um mundo mágico governado pela Rainha de Copas.
A versão original conta com as vozes de Kathryn Beaumont, Ed Wynn, Richard Haydn, Sterling Holloway, Jerry Colonna, Verna Felton, J. Pat O’Malley, Bill Thompson e Heather Angel. A versão portuguesa contou com as vozes de André Maia, Cucha Carvalheiro, Sandra de Castro, Carlos Freixo, Paulo B. e Rui Paulo.
12 – PINÓQUIO (1940)
“Pinóquio” foi o segundo filme de animação da Disney e o terceiro filme de animação a ser produzido por um estúdio americano. O filme é baseado na história do italiano Carlo Collodi. Embora o filme tenha sido bem recebido pela crítica e ter conseguido dois Óscares, foi um completo fracasso nas bilheteiras devido à Segunda Guerra Mundial que cortou o mercado europeu e asiático.
Apesar disto, “Pinóquio” é considerado uma das animações mais bem feitas e tem uma pontuação de 100% no Rotten Tomatoes. Em 2022 estreou um remake live-action que estreou no Disney+.
O enredo desta animação conta a história de um boneco de madeira, criado pelo carpinteiro Geppetto, que ganha vida com a magia de uma fada.
O elenco original conta com as vozes de Cliff Edwards, Dickie Jones, Christian Rub, Walter Catlett, Charles Judels, Evelyn Venable e Frankie Darro. A versão portuguesa conta com as vozes de Carlos Freixo, Rui Mendes, Jasmim de Castro, Sónia Brazão e Jorge Alves.
11 – A PEQUENA SEREIA (1989)
“A Pequena Sereia” foi uma animação baseada na história de Hans Christian Andersen. Algumas pessoas dentro da Disney pensaram que o filme não iria ter sucesso por apelar ao público feminino, mas o filme provou o contrário e marcou o início da Era do Renascimento da Disney.
O enredo deste filme segue uma jovem princesa sereia, Ariel, que sonha sobre o mundo da superfície e apaixona-se pelo príncipe Eric, fazendo com que Ariel faça um acordo com a bruxa dos mares, Úrsula. Este filme recebeu o tratamento live-action com Halle Bailey como Ariel.
As vozes originais contam com René Auberjonois, Christopher Daniel Barnes, Jodi Benson, Pat Carroll, Paddi Edwards, Buddy Hackett, Jason Marin, Kenneth Mars, Ben Wright e Samuel E. Wright. Já a versão portuguesa contou com as vozes de Paulo Oom, Carlos Freixo, Cucha Carvalheiro, Diogo Infante, Pedro Pinheiro, Vítor Rocha, Pedro Malagueta, Mila Belo, Paulo Alexandre e Paula Fonseca.
10 – BAMBI (1942)
“Bambi” é uma animação baseada no livro “Bambi, a Life in the Woods” de Felix Salten. Este filme é considerado um dos filmes pelo American Film Institute e até recebeu três nomeações para os Óscares.
A animação segue as aventuras de um jovem veado ao lado dos seus pais e amigos até que uma tragédia atinge o jovem veado.
O elenco original contou com as vozes de Donnie Dunagan, Hardie Albright, John Sutherland, Sam Edwards, Paula Winslowe, Sterling Holloway, Will Wright, Cammie King e Ann Gillis. A versão portuguesa contou com as vozes de Afonso Maló, Carlos Vieira de Almeida, Carmen Santos, Paulo B., Renato Godinho, Luís Lucena e Raul Abrantes.
9 – O CORCUNDA DE NOTRE DAME (1996)
“O Corcunda de Notre Dame” é conhecido como sendo a animação mais sombria da Era do Renascimento da Disney, sendo baseado num livro com o mesmo nome de Victor Hugo. Houve um plano para fazer uma versão live-action desta animação mas foi cancelada.
O enredo desta animação segue Quasimodo, o sineiro deformado de Notre Dame, enquanto este tenta ganhar a aceitação da sociedade.
O elenco original contou com as vozes de Tom Hulce, Demi Moore, Tony Jay, Kevin Kline, Paul Kandel, Jason Alexander, Charles Kimbrough, David Ogden Stiers e Mary Wickes. A versão portuguesa contou com as vozes de Paulo Oom, André Maia, José Raposo, Isabel Ribas, Manuel Cavaco e Rómulo Fragoso.
8 – O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)
“O Estranho Mundo de Jack” é um dos filmes mais sombrios da Disney. Esta animação é originária de um poema escrito por Tim Burton enquanto este trabalhava como animador para a Walt Disney Productions. O realizador tentou transformar o seu poema numa curta-metragem sem sucesso. Só em 1990 é que Burton fez um acordo com a Disney para que este filme chegasse aos ecrãs.
Embora com uma bilheteira modesta na sua estreia, esta animação foi um sucesso para os críticos e com o tempo tornou-se num filme de culto.
O enredo desta animação segue a história de Jack Skellington, o rei da ‘Cidade do Halloween’, que depara-se com a ‘Cidade do Natal’ planeja em tomar a cidade.
O elenco original contou com as vozes de Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O’Hara, William Hickey, Ken Page, Paul Reubens, Glenn Shadix e Ed Ivory. Enquanto a versão portuguesa conta com as vozes de José Nobre, André Raimundo, Paulo B., Tiago Retrê, Pedro Bargado, Pedro Pernas, Rui Quintas, Ana Cloe e Sofia Cruz.
7 – FANTASIA (1940)
“Fantasia” é uma animação antológica com o argumento de Joe Grant e Dick Huemer e música de Leopold Stokowski. Esta animação foi supervisionada pelo próprio Walt Disney que queria reavivar a imagem do Mickey. Embora tenha sido muito aclamada pela crítica, esta animação não foi grande sucesso comercial quando estreou devido ao corte de distribuição por causa da Segunda Guerra Mundial.
Esta animação conta com oito segmentos animados com peças de música clássica.
6 – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)
“Branca de Neve e os Sete Anões” foi uma animação baseada no conto de fadas dos Irmãos Grimm e tornou-se no primeiro filme de animação da Disney.
Depois de algumas dúvidas, o filme foi um grande sucesso, tanto nas bilheteiras como com os críticos, ao ponto de ter sido nomeado para Óscar de Melhor Banda Sonora. O próprio Walt Disney recebeu um Óscar honorário devido a este filme.
O enredo deste filme segue a história de uma princesa órfã que vive com a sua madrasta. Esta tem ciúmes da beleza da princesa e manda um caçador matá-la e trazer o coração da princesa, só que este não consegue fazê-lo. Branca de Neve acaba por fugir para a floresta.
O elenco original contou com as vozes de Adriana Caselotti, Lucille La Verne, Roy Atwell, Pinto Colvig, Otis Harlan, Scotty Mattraw, Billy Gilbert, Eddie Collins, Harry Stockwell, Moroni Olsen e Stuart Buchanan. Já a versão portuguesa conta com as vozes de Carlos Vieira de Almeida, António Marques, Cucha Carvalheiro, Fernando Luís, Rui Paulo, Sandra de Castro, Manuel Cavaco, Henrique Feist, Pedro Pinheiro, Rui Oliveira, Claudia Cadima, Carlos Paulo, Luís Lucas e Fernando Gomes.
5 – A DAMA E O VAGABUNDO (1955)
“A Dama e o Vagabundo” foi baseado numa história da revista Cosmopolitan escrita por Ward Greene. Este filme foi o primeiro a ser distribuído por Buena Vista Film Distribution depois da separação entre a Disney e RKO Radio Pictures. No início, as críticas foram mistas mas com o tempo esta animação é bem recebida.
O enredo desta animação conta a história de uma cocker spaniel que é muito amada e se apaixona por um rafeiro de rua.
A versão original conta com as vozes de Barbara Luddy, Larry Roberts, Bill Thompson, Bill Baucom, Verna Felton e Peggy Lee. A versão portuguesa conta com as vozes de Carla de Sá, Carlos Freixo, Carlos Macedo, José Raposo, Sérgio Silva, Paulo Oom, André Maia, Paula Fonseca, Rui Paulo, Isabel Ribas, Rita Guerra e José Martins.
4 – A BELA E O MONSTRO (1991)
“A Bela e o Monstro” é uma animação baseada num conto de fadas de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e algumas ideias do filme francês com o mesmo nome realizado por Jean Cocteau.
Walt Disney tentou adaptar esta história nos anos 30 e 50 sem sucesso, só depois do enorme sucesso de “A Pequena Sereia” é que começou o desenvolvimento desta animação. Esta animação foi muito bem recebida quando estreou, recebendo um Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia ou Musical e dois óscares para Melhor Banda Sonora e de Melhor Canção Original.
Este filme segue a história de um príncipe que foi transformado num monstro ao lado dos seus funcionários, e de uma jovem que fica prisioneira após ter trocado a sua liberdade pela do seu pai.
A versão original contou com as vozes de Paige O’Hara, Robby Benson, Richard White, Jerry Orbach, David Ogden Stiers, Jesse Corti, Rex Everhart e Angela Lansbury. Já a versão portuguesa contém as vozes de Carla de Sá, Carlos Vieira de Almeida, António Montez, Carlos Macedo, Fernando Luís, José Jorge Duarte, Luísa Salgueiro, João Craveiro Reis, Henrique Feist e Filipe Feio.
3 – DUMBO (1941)
“Dumbo” é baseado numa história escrita por Helen Aberson e Harold Pearl. Esta animação é uma das mais curtas da Disney, só com 64 minutos, isto porque na altura a Disney estava com problemas financeiros depois da má bilheteira de “Pinóquio” e “Fantasia” devido à Segunda Guerra Mundial.
Na sua estreia, o filme foi bem recebido tendo até recebido um Óscar de Melhor Banda Sonora. Esta animação segue um jovem elefante que tem a alcunha de Dumbo. Ele é ridicularizado pelas suas orelhas grandes, só que ele consegue usar as suas orelhas para voar.
A versão original conta com as vozes de Edward Brophy, Verna Felton, Cliff Edwards, Herman Bing, Sterling Holloway e John McLeish. Já a versão portuguesa conta com as vozes de Cucha Carvalheiro, Isabel Ribas, José Nobre, Leonor Alcácer, Carlos Freixo, Paula Fonseca, Rui Mendes e João Brás.
2 – O REI LEÃO (1994)
“O Rei Leão” foi inspirado por “Hamlet” de William Shakespeare e elementos da Bíblia, tendo uma banda sonora criada por Hans ZImmer e canções criadas por Elton John. Inicialmente, o filme não era para ser um musical, mas isso mudou com a chegada de vários membros que trabalharam em “A Bela e o Monstro”.
O filme foi muito bem recebido, tendo sido o filme com maior bilheteria de 1994 e continua a ser um dos filmes de animação com maior bilheteira de sempre. A animação recebeu dois óscares e um Globo de Ouro para Melhor Filme de Comédia ou Musical.
O enredo segue a história de Simba, um filhote de leão que terá de suceder ao seu pai Mufasa, o rei, contudo o seu tio Scar mata o seu pai e usurpa o trono fazendo Simba acreditar que a culpa era dele.
O elenco original conta com Matthew Broderick, Jonathan Taylor Thomas, Jeremy Irons, James Earl Jones, Moira Kelly, Nathan Lane, Ernie Sabella, Robert Guillaume, Rowan Atkinson e Whoopi Goldberg. Já a versão portuguesa conta com as vozes de António Maia, Rogério Samora, António Marques e Carlos Freixo.
1 – 101 DÁLMATAS (1961)
“101 Dálmatas” é baseado no livro de Dodie Smith com o mesmo nome. O filme foi um enorme sucesso com a sua estreia, salvando a Walt Disney Productions da crise económica que caiu depois de “A Bela Adormecida”. Com este sucesso, a Disney expandiu para uma franchise com uma versão live-action de 1996, com uma sequela em 2000, e várias animações que foram para a televisão.
O enredo segue uma ninhada de quinze dálmatas que são roubados pela Cruella De Vil para os transformar em casacos de pele. Os seus pais vão salvar os seus cachorros também outros oitenta e quatro cachorros.
O elenco original conta com as vozes de Rod Taylor, J. Pat O’Malley, Betty Lou Gerson, Martha Wentworth, Ben Wright, Cate Bauer, David Frankham e Frederick Worlock. A versão portuguesa contou com as vozes de Paulo Oom, Carlos Macedo, Paula Fonseca, Cláudia Cadima, Manuel Coelho, Mário Redondo, Margarida Rosa Rodrigues e Natália Luiza.
Qual é o teu filme Disney favorito?